domingo, 11 de dezembro de 2011

Wikipedia

           A Wikipédia é uma enciclopédia elaborada com sistema colaborativo, que mantém a qualidade de conteúdos, mesmo sendo composta por materiais diversos, produzidos por pessoas com interesses comuns, ou seja, de preservar o conhecimento da humanidade.      
       A coletividade como elemento marcante na construção do conhecimento humano e a liberdade de expressão daqueles que verdadeiramente se preocupam em conceituar o universo é característica fundamental da Wikipedia - uma enciclopedia que está em constante evolução como ferramenta contemporânea do saber. Ela posssui textos dinâmicos, escritos por autores conscientes do seu poder de influir na coletividade e apresenta-se como eixo do conhecimento em constante transformação.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Nunca Desista

    
       "Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados preciosos - nem mais nem menos -
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)..."

(PESSOA, Fernando. Fragmento do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos. In: __. Poesias. Organizado por Sueli Tomazini Cassal. Porto Alegre: L&PM, 2006. p.73.)

       Acompanhar as mudanças que permeiam o nosso tempo significa estar no mundo de maneira participativa e atuante. Sabemos que a tecnologia cresce a cada dia e que precisamos atualizar nossos conhecimentos a fim de atendermos nossas necessidades individuais e coletivas. Ela tanto está inserida em nossos afazeres mais básicos quanto na área profissional. Por isso todas as inovações que nos rodeiam abalam o sistema social quer queiramos ou não. Será que seria possível fugirmos do conhecimento? Ou nos calarmos diante desta explosão de novidades? Claro que não, pois estaríamos desta forma negando todas as possibilidades de vivenciar o progresso da humanidade.
     Todos aqueles que aplicam o conhecimento de maneira a trazer benefícios aos indivíduos, trabalham em prol de uma sociedade mais justa, pois acima de tudo, estão lutando para um bem comum. Devemos nos adaptar a este processo de evolução e nos aperfeiçoar mais e mais.
       Os jovens de hoje estão descobrindo uma nova forma de viver e , com isso, nossa cultura também mudou. Porém, um problema que observo nesse contexto é a falta de recursos de alguns, que faz com que nem todos possam acompanhar tamanho desenvolvimento. Por isso há grande necessidade de incutirmos tais ferramentas no meio escolar, pois assim estaremos diminuindo a distância dos alunos das classes oriundas de estarem participando desta nova realidade social.
      Atualmente, podemos realizar um curso com a maior participação pela internet, ou seja, estamos ultrapassando fronteiras, pois não precisamos estar o tempo todo juntos para discutirmos o mesmo assunto ou compreendermos questões idênticas.
      A evolução do mundo tecnológico em nossos dias tem transformado quase todas as profissões, por isso precisamos ser mais dinâmicos e rápidos em nossas decisões. Àqueles que não acompanharem essas mudanças estarão desqualificados para o mercado de trabalho. Precisamos interagir com todas essas questões de maneira responsável e digna.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Educação e Tecnologia - Ladislau Dowbor


     Em entrevista, Ladislau Dowbor aborda que temos que ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora, pois o volume de informações se tornou imenso com o avanço da tecnologia e, por isso, precisamos selecionar informações para encontrarmos rumos que levem ao conhecimento significativo.Diz que devemos aprender a organizar as memórias do que aprendemos e a metodologia da escola tem que ser voltada para isso
      Pude perceber que para ele o conhecimento constitui o eixo do desempenho da sociedade e aprimorá-lo torna-se vital para evoluirmos atualmente. Percebemos diferenças gritantes no mundo em vários países relativas às suas economias, devido ao equilíbrio  e direcionamento do conhecimento para diversos setores de trabalho como determinantes em suas competências e poder e, o desconhecimento tecnológico, por exemplo, afeta diretamente ao ensino formal e informal de crianças, jovens e adultos no conceito de aprendizagem significativa. A inserção das novas tecnologias como mediadoras do processo ensino-aprendizagem certamente poderão contribuir para o crescimento da bagagem intelectual de todos que pretendem sobreviver na sociedade contemporânea.
      Ladislau acredita na expansão do processo de interação entre educação e vida profissional como elo de democratização da educação em nosso país.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Então, colar é bom?

      
      Atualmente nos deparamos com tantos trabalhos iguais, que fica difícil sabermos realmente quem foi o verdadeiro autor.Mas, ao mesmo tempo, existem àqueles que utilizam cópias apenas para compartilhar novas ideias e, assim, modificam inteiramente os textos empregando a linguagem de forma criativa e reformulando pensamentos. Este novo estilo demonstra muito mais sobre o período de gestação da linguagem, pois acredito que uma ideia nasça de outra, por isso evoluímos tanto até hoje.

Hipertextualidade

NAVEGAÇÃO À DERIVA

Marcus Vinicius Quiroga

quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção

 Poeta, contista, crítico e ensaísta, doutor em Literatura Brasileira; membro do Pen Clube; ex-colaborador do suplemento Idéias e dos jornais Panorama, Poesia Viva e RIOLETRAS.

      Arriscar uma navegação por mares nunca  navegados na Internet, poderá trazer benefícios se soubermos exatamente o que procuramos e avaliarmos os conteúdos, pois asssim, acrescentaremos  informações relevantes ao tema. Mas, não podemos negar que uma pesquisa com fonte sugerida nos proporciona mais segurança e objetividade no assunto em questão. Acredito que o sabor de enriquecermos nossos conhecimentos inovando e arriscando deve estar presente em todos os momentos de nossas vidas, mas nunca esquecendo o foco.    

       

Mini Dicionário

 Blog 
      É um diário on line em que pessoas mantêm informações sobre suas vidas ou realizam comentários sobre determinados assuntos, notícias ou curiosidades. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Hiperlink

      É um comando que se clica para iniciar um programa, abrir um arquivo ou abrir uma página de Internet. Ele pode ter a forma que se desejar, ou seja, uma figura ou um texto. Mas, geralmente vem como um texto azul com um traço embaixo. Permite o acesso fácil entre diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. Veja estes exemplos:
                   
                                                Hiperlink para o Blog Mitos da Telinha.

 Hipermídia
       É a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. Permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e extrair textos ou imagens.

 Hipertexto
       É um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso e complementando o texto principal. 

 Intertexto
       O termo "Intertexto" é usado para designar um conjunto de textos ligados por relações intertextuais, é uma criação de um texto a partir de outrojá existente. É uma interação que acontece nos mais diferentes recursos, ou seja, músicas, imagens, vídeos, filmes, pinturas, etc, ou seja é uma interação que acontece em várias linguagens artísticas. Podemos destacar os seguintes tipos de intertextos: epígrafe, citação, paráfrase, paródia, pastiche, tradução, referência e alusão.
 Link
       É uma ligação entre documentos, ou seja, uma referência de um documento a outras partes do mesmo ou a outro documento na rede. Ao clicarmos num link estaremos sendo conduzidos para o endereço linkado. Eles podem aparecer em forma de palavras, frases ou imagens.

Portfólio
       É um material que acumula um conjunto de ações como resultado de um trabalho realizado. É um documento com propósito definido, que estimula o desenvolvimento intelectual através das múltiplas fontes otimizadas e que contêm várias ferramentas para evidenciarmos todas as ações, análises de desempenho, criatividade, interatividade e questionamento dessas interações.

Web Quest
       É uma metodologia de pesquisa orientada da Web. É uma ferramenta de aprendizagem que visa a modernização da prática pedagógica em que os alunos podem pesquisar sites da Internet com critérios direcionados pelos professores. Uma Web Quest tem a seguinte estrutura: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos ou Fontes, Avaliação e Conclusão.





quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Educação e Cultura Audiovisual

           Visitando os sites PORTA CURTAS e PLANETA EDUCAÇÃO pude perceber as boas possibilidades de trabalho oferecidas e resolvi postar aqui alguns comentários sobre conteúdos dos mesmos. Eles trazem informações sobre filmes que podemos utilizar em sala de aula, com isso, há um incentivo maior na utilização desses recursos audiovisuais, que poderão ser explorados pelo professor.
            No site Planeta Educação em Cinema na Educação pude avaliar o artigo "O papel do cinema é gerar uma memória em nós mesmos"/Refletindo sobre Cinema com Walter Salles Jr. , que é revelador de uma nova abordagem sobre a importância do cinema na formação cultural de uma sociedade. Ele afirma que “cinema não é sabão em pó” e, sim, que “o papel do cinema é gerar uma memória de nós mesmos, um retrato de uma sociedade num dado momento”.  Suas palavras nos remetem a refletir sobre o estar no mundo, pois é através das experiências que conquistamos que nossos olhos se abrem para quem realmete somos e em que precisamos melhorar em prol do que vivemos e do outro. Poder avaliar nesse "álbum de segredos", que o cinema é uma reflexão de nossa existência é fascinante. Achei incrível toda sua fala!!!
            O trabalho com filmes ganha uma nova proporção ao universo escolar, pois ao adotar critérios de análise social e dar oportunidade para que o aluno possa inserir-se nesse contexto, o professor estará considerando a reflexão sobre si mesmo, das relações sociais, do preconceito, etc como questões essenciais na formação da personalidade do educando e não só análises frias de conteúdos.
             Podemos observar o leque de informações pertinentes entre cultura audiovisual e educação em todas as reportagens da coluna "Cinema na Educação", pois ao pesquisar tais temáticas sobre artigos e filmes percebi diversos caminhos a serem adotados para uma aprendizagem significativa em sala de aula. 
            Já no site Porta Curtas achei interessante "Não deixe de utilizar as ferramentas interativas do Portas Curtas", pois ali há grande diversidade de participação. Podemos relacionar os seguintes itens: Busca Detalhada, Minha Cinemateca, Curtas por e-mail, Votar e Comentários aos Diretores.
            Além de pesquisar curtas utilizando os mecanismos de busca, há a possibilidade de criação de pastas, recomendar para amigos por e-mail, votar e realizar comentários aos filmes. Por tudo isso o Porta-Curtas Petrobras é um projeto que visa formar um painel representativo da produção nacional de curtas promovendo os curtas também através de outros sites, garantindo assim uma difusão mais ampla. 
            Aproveite a dica e visite os sites para que possa interagir com novas possibilidades de trabalho!


 
 


sábado, 29 de outubro de 2011

A Comunicação Virtual na Música de Gilberto Gil

Pela Internet
Gilberto Gil 
 
Criar meu website
Fazer minha home-page  
Com quantos gigabytes  
Se faz uma jangada
Um barco que veleje  
Que veleje nesse infomar  
Que aproveite a vazante da infomaré  
Que leve um oriki do meu velho orixá  
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar  
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá  
Depois de um hot-link 
Num site de Helsinque 
Para abastecer
Eu quero entrar na rede  
Promover um debate
Juntar via Internet  
Um grupo de tietes de Connecticut  
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão  
Um hacker mafioso acaba de soltar  
Um vírus pra atacar programas no Japão  
Eu quero entrar na rede pra contactar  
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar