Em entrevista, Ladislau Dowbor aborda que temos que ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora, pois o volume de informações se tornou imenso com o avanço da tecnologia e, por isso, precisamos selecionar informações para encontrarmos rumos que levem ao conhecimento significativo.Diz que devemos aprender a organizar as memórias do que aprendemos e a metodologia da escola tem que ser voltada para isso
Pude perceber que para ele o conhecimento constitui o eixo do desempenho da sociedade e aprimorá-lo torna-se vital para evoluirmos atualmente. Percebemos diferenças gritantes no mundo em vários países relativas às suas economias, devido ao equilíbrio e direcionamento do conhecimento para diversos setores de trabalho como determinantes em suas competências e poder e, o desconhecimento tecnológico, por exemplo, afeta diretamente ao ensino formal e informal de crianças, jovens e adultos no conceito de aprendizagem significativa. A inserção das novas tecnologias como mediadoras do processo ensino-aprendizagem certamente poderão contribuir para o crescimento da bagagem intelectual de todos que pretendem sobreviver na sociedade contemporânea.
Ladislau acredita na expansão do processo de interação entre educação e vida profissional como elo de democratização da educação em nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário