quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os desafios da linguagem do século XXI

      
    
    Ao ler o texto "Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI", extraído do livro Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC / Guia do Cursista, pude constatar a importância de adequação da linguagem na escola às novas tecnologias.
      A escola não deve estar distante da realidade do aluno se quisermos realmente enquanto educadores transformar essa sociedade do conhecimento, pois as tecnologias estão distribuindo uma nova cultura de aprendizagem.
     Atualmente, qualquer pessoa pode criar a sua página Web e divulgar seus pensamentos.  A informação tornou-se múltipla e, por isso, os alunos devem aprender a construir o seu próprio ponto de vista filtrando ideias relevantes de fontes diversas.
    Os professores precisam adequar as formas de ensinar às novas culturas tecnológicas, pois as exigências dessa nova sociedade de aprendizagem são muitas e precisamos prepará-los para enfrentar os desafios que os aguardam.
     Pedro Demo afirma:
"Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor - ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal."
      Ele abordou também que a linguagem que as crianças querem atualmente está no mp3, na TV, no celular ou na internet, por isso precisamos fazer com que os alunos gostem de nossas aulas e, ainda, cuidar para que eles pesquisem, elaborem, escrevam - aprendam.
     Devemos mexer com essas novas linguagens, participarmos de todas essas evoluções e reconstruirmos nossos saberes a fim de promovermos aos alunos uma leitura significativa da vida e a consolidação do conhecimento.

 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário