domingo, 15 de janeiro de 2012

Plano de Aula publicado no Portal

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Pretendo que os alunos identifiquem os principais tipos e elementos de uma entrevista, investigando problemas de ordem ecológica na comunidade local e, com isso, possam  aprimorar o uso da língua em situações de comunicação tanto oral quanto escrita.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
   Retomada de conhecimentos prévios sobre entrevistas.
Estratégias e recursos da aula
Etapa 1:
Iniciar a aula com a abordagem sobre a existência de vários tipos de entrevistas e, que, ao longo de nossas vidas, assistimos a muitas delas.
Mencionar a existência de entrevistas com esportistas, cantores, atores, que são publicadas em jornais e revistas ou veiculadas em programas de rádio ou TV. Com elas, ficamos conhecendo as opiniões dos entrevistados por suas próprias palavras. Dizer também das entrevistas realizadas em chats e internet, onde os internautas podem realizar perguntas diretas ou por um mediador. Acrescentar-lhes ainda sobre entrevistas que são a base de pesquisas de opinião pública, feitas por institutos especializados, entrevistas para conseguir emprego,  interrogatório policial, etc.
Ressaltar-lhes que cada uma delas é realizada em situações diferentes e com objetivos diversos, mas que têm algo em comum: são realizadas através de perguntas e almejam obter informações dos entrevistados.
Em seguida, perguntar aos alunos se costumam ler entrevistas ou assistir e, também,  se já estiveram em alguma situação de entrevistado.
 Etapa 2:
Trabalhar textos com entrevistas:
1º - Uma das entrevistas em rádio: Propositadamente com o tema sobre meio ambiente. Como sugestão fica a “Entrevista: lixo sustentável” no globo rádio, que pode ser encontrada no link abaixo:
http://radioglobo.globoradio.globo.com/vale-tudo-na-globo/2011/10/19/ENTREVISTA-LIXO-SUSTENTAVEL.htm, acessado em dezembro de 2011

2º - Leitura de entrevistas encontradas no link abaixo sobre problemas ambientais:
http://www.mundojovem.pucrs.br/entrevista-02-2011.php, acessado em dezembro de 2011
 http://www.pucrs.br/mj/entrevista-06-2009.php, acessado em dezembro de 2011

Etapa 3:
Os alunos farão comentários sobre os textos lidos divididos em grupos de 4 ou 5 alunos.
Sugestões de Perguntas:
  • As entrevistas que você acabou de ler estão no formato perfil ou pingue-pongue? Justifique.
  • Você considera que essas entrevistas têm seu foco no assunto ou na pessoa?
  • Qual o tema de cada uma das entrevistas?
  • Você concorda com o Euclides André Mance ao abordar que vivemos em uma crise ecológica? Por quê?
  • O que é consumir para o bemviver segundo ele?
  • Faça uma relação entre consumo exagerado e felicidade segundo Marcelo Pelizoli?
  • O que as duas entrevistas têm em comum?

Etapa 4:
            Com os mesmos grupos formados anteriormente, faça uma relação dos textos lidos com a entrevista no rádio:
  •         Qual das entrevistas é mais informal? Por quê?
  •         Todas elas mostram aos espectadores o perfil dos entrevistados no início da entrevista? Houve interação do entrevistador com o entrevistado nesse momento em alguma delas?
  •         Em qual das entrevistas você teve mais facilidade para entender o tema? Por quê?
  •         Quais as semelhanças e diferenças entre as entrevistas escritas para a oral?
  •         Qual o objetivo de cada uma das entrevistas?
            Ao terminarem de responder, o professor deve corrigi-las com a turma.

Etapa 5:

Peça aos alunos que pesquisem algum fato que esteja causando problema de ordem ecológica na comunidade e realizem uma entrevista com pessoais que possam dar opiniões ou soluções para o problema.
Para tanto os alunos devem trabalhar ainda com o mesmo grupo.
  • Pesquisar o tema e discutir com o grupo.
  • Realizar pesquisas sobre o problema que escolheram para que aprofundem os conhecimentos e tenham visão crítica.
  • Escolher o entrevistado.
  • Elaborar as perguntas a serem feitas ao entrevistado. Realizar de 10 a 15 perguntas. Porém se forem perguntas com respostas curtas, como “sim”, “não”, etc, devem fazer mais questionamentos sobre o tema a fim de que os objetivos sejam alcançados.
  • Definir quem será o entrevistador no grupo ou se cada um realizará um bloco de perguntas.
  • Preparar tudo com antecedência: se irão trabalhar com mídias, como utilizá-las, marcar a data, o local e o horário com o entrevistado e apresentar-lhe o tema.
  • Elaborar material impresso após a entrevista e realizar apresentação juntamente a turma.
     
Recursos Complementares
Recomendo a leitura da Revista Mundo Jovem que contem várias entrevistas, inclusive as inseridas na aula para que possam trabalhar com temas diferentes se quiserem. Além disso, possui vídeos, dinâmicas, sugestões de projetos pedagógicos, livros,etc.
Acesse o link: http://www.mundojovem.com.br
Avaliação
O professor deverá deter-se na pesquisa feita pelos alunos, se foi útil no momento da entrevista; nas perguntas aos entrevistados, se tudo fluiu com naturalidade; se tiveram facilidade de selecionar os melhores trechos; se transcreveram o áudio da gravação corretamente; se atingiram os objetivos propostos junto ao tema;

Nenhum comentário:

Postar um comentário