O Projeto Amora é desenvolvido no Colégio de Aplicação (CAp), uma escola de Ensino Fundamental e Médio integrada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul - (UFRGS). Atende alunos do 6º e 7º anos de escolaridade do Ensino Fundamental e está em funcionamento desde 1996.
"O projeto recebe o nome de Amora numa relação simbólica entre as características deste "fruto", a transitividade inspirada pela palavra amora e o resultado que se pretende no processo pedagógico. A amora é uma infrutescência formada por múltiplos frutos suculentos, derivados de uma reunião de flores diferentes que se desenvolveram próximas. Estes frutos são reunidos por um tecido também suculento, o que os transforma em uma estrutura única muito saborosa e, por isso mesmo, muito apreciada."
(Documento Oficial Projeto Amora - CAp/UFRGS 2009/2010)"
Seu objetivo é reestruturar o currículo escolar a partir de uma nova perspectiva do papel do professor e do aluno, construindo conhecimentos através de projetos de aprendizagem, integrando as disciplinas com o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Cosiderando os interesses e necessidades dos alunos são utilizados projetos de investigação, atividades integradas e oficinas e, atualmente, o projeto é composto pelas seguintes áreas de conhecimento: Orientação e Psicologia Escolar, História, Língua Inglesa, Geografia, Língua Portuguesa e Produção Textual, Língua Espanhola, Matemática, Teatro, Artes Visuais, Educação Musical, Educação Física, Ciências, Língua Espanhola e Produção Textual. O professor especialista atua como organizador de situações de aprofundamento na sua área de conhecimento e nas interfaces com as demais.
Assista o vídeo (O Gato Azarado) produzido no Projeto Amora:
Nenhum comentário:
Postar um comentário